A GINECOLOGIA MUITO ALÉM DA MEDICINA

O título dessa matéria ajuda a ilustrar uma crescente preocupação da comunidade médica com um problema crônico do país e do continente. A cada mil jovens com idade entre 15 e 19 anos na América Latina, 62 ficam grávidas. O número excede a taxa média mundial de 44 e está abaixo somente de algumas regiões da África, segundo o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
Essa realidade norteará os debates do XV Congresso Brasileiro de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência, que integrará também o VIII Seminário Internacional de Boas Práticas em Saúde do Adolescente nas Américas. Os eventos acontecerão no Centro de Convenções Rebouças nos dias 10 e 11 de dezembro.
 
Depois de passar por uma série de capitais do país desde a primeira edição, o congresso terá pela segunda vez São Paulo como sede. Agora, porém, a programação elaborada pela Sociedade Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência (SOGIA) contempla uma parceria inédita firmada com a Secretaria de Saúde do Estado – responsável pelo Programa Saúde do Adolescente.
 
A ocorrência da gravidez na adolescência merece atenção especial, principalmente quanto à sua reincidência, e vem despertando preocupação de organizações como a Organização Mundial da Saúde (OMS), que destacou dois representantes estrangeiros para os eventos. São eles os espanhóis Jaime Nadal Roig, que discorrerá sobre os impactos das desigualdades sociais para a saúde e os direitos reprodutivos; e Haydée Padilla, cuja apresentação ressaltará a importância da atenção psicossocial nas unidades básicas da rede pública de saúde.
 
“Para isso, teremos várias apresentações em diferentes formatos sobre as orientações mais adequadas para a anticoncepção segura nessa faixa etária”, reforça o presidente da SOGIA, Dr. José Alcione Macedo Almeida. O dirigente também chama a atenção para novas temáticas nesta edição, entre as quais a questão de gênero e sexualidade e o aumento dos registros de suicídios e feminicídios em grandes metrópoles.
 
Mais informações e inscrições: http://congressosogia2018.com.br

55 11 3898-7850

Av. Rebouças, 600 | 05402-000 | São Paulo | SP

Fax: 55 11 3898-7878 | reboucas@hc.fm.usp.br